16 cidades na Chapada e mais de 160 na Bahia estão com alerta para onda de calor

BRASIL DIA-A-DIA MORRO DO CHAPÉU REGIONAL

Lençóis e Juazeiro podem apresentar temperaturas 5ºC acima da média.

Mais de 160 cidades da Bahia estão com alerta de onda de calor entre essa sexta-feira (11) e domingo (13). Barreiras, no oeste do estado, está na lista dos municípios mais quentes do Brasil nas últimas 24h, quando registrou 40,5ºC.

Em relação a onda de calor, a maioria dos municípios fica no norte, como Juazeiro e Miguel Calmon, e na região da Chapada Diamantina, como Mucugê, Lençóis e Morro do Chapéu.

De acordo com o Inmet, as temperaturas podem ficar 5ºC acima da média nesses locais ao longo destes dias.

Além da onda de calor, parte das cidades do norte da Bahia estão com alerta para baixa umidade. Conforme o Inmet, a umidade relativa do ar vai variar entre 30% e 20%. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o ideal para os seres humanos é que a umidade relativa do ar esteja entre 50% e 60%.

A recomendação para os moradores dessas regiões é beber bastante água, evitar desgaste físico nas horas mais quentes e evitar exposição ao sol.

Os moradores das cidades do oeste da Bahia já estão acostumados com o período de seca na região, que normalmente vai de julho a outubro. Neste ano, porém, a estiagem chegou mais cedo: já são 198 dias sem chuvas e somente no mês de junho os bombeiros registraram 40 ocorrências de incêndios no município de Luís Eduardo Magalhães.

Os incêndios florestais na região são, na maioria das vezes, fruto da combinação entre a falta de chuva, ventos fortes e altas temperaturas.

Em 2024, 15 cidades foram atendidas e 302 focos de incêndios debelados pelo Corpo de Bombeiros. A operação da Base Florestal já dura 98 dias na região.

Na Chapada, as cidades que que estão com alerta para ondas de calor são: Andaraí, Boninal, Bonito, Ibitiara, Iraquara, Lençóis, Morro do Chapéu, Mucugê, Novo Horizonte, Palmeiras, Piatã, Seabra, Souto Soares, Utinga e Wagner.

Municípios em regiões próximas também enfrentarão o calor acima do normal, como Irecê, Itaberaba, Jacobina, Mulungu do Morro, Oliveira dos Brejinhos, entre outras.

Fonte: Inmet/G1 | Foto: Reprodução

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *