Secretaria de Saúde de Morro do Chapéu envia nota e planilha sobre funcionamento ds PSF’s da sede e do interior.


DA: SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

PARA: LÉO RICARDO NOTÍCIAS

MD: LEO RICARDO

 

Diante da necessidade de divulgar informação sobre o funcionamento da Atenção Básica de Morro do Chapéu-BA, vimos esclarecer como a mesma é executada no Município, de acordo com a orientação do Ministério da Saúde.

São Funções da Atenção Básica nas Redes de Atenção à Saúde:

I – Ser base: ser a modalidade de atenção e de serviço de saúde com o mais elevado grau de descentralização e capilaridade, cuja participação no cuidado se faz sempre necessária;

II – Ser resolutiva: identificar riscos, necessidades e demandas de saúde, utilizando e articulando diferentes tecnologias de cuidado individual e coletivo, por meio de uma clínica ampliada capaz de construir vínculos positivos e intervenções clínica e sanitariamente efetivas, na perspectiva de ampliação dos graus de autonomia dos indivíduos e grupos sociais;

III – Coordenar o cuidado: elaborar, acompanhar e gerir projetos terapêuticos singulares, bem como acompanhar e organizar o fluxo dos usuários entre os pontos de atenção das RAS. Atuando como o centro de comunicação entre os diversos pontos de atenção responsabilizando-se pelo cuidado dos usuários em qualquer destes pontos através de uma relação horizontal, contínua e integrada com o objetivo de produzir a gestão compartilhada da atenção integral. Articulando também as outras estruturas das redes de saúde e Inter setoriais, públicas, comunitárias e sociais. Para isso, é necessário incorporar ferramentas e dispositivos de gestão do cuidado, tais como: gestão das listas de espera (encaminhamentos para consultas especializadas, procedimentos e exames), prontuário eletrônico em rede, protocolos de atenção organizados sob a lógica de linhas de cuidado, discussão e análise de casos traçadores, eventos-sentinela e incidentes críticos, dentre outros. As práticas de regulação realizadas na atenção básica devem ser articuladas com os processos regulatórios realizados em outros espaços da rede, de modo a permitir, ao mesmo tempo, a qualidade da micro-regulação realizada pelos profissionais da atenção básica e o acesso a outros pontos de atenção nas condições e no tempo adequado, com equidade; e

IV – Ordenar as redes: reconhecer as necessidades de saúde da população sob sua responsabilidade, organizando as necessidades desta população em relação aos outros pontos de atenção à saúde, contribuindo para que a programação dos serviços de saúde parta das necessidades de saúde dos usuários.

Na Atenção Básica possui 14 Unidades de Saúde da Família 07 na Zona Urbana e 07 na Zona Rural: Possui atuam profissionais médicos, enfermeiros e odontólogos conforme planilha abaixo:

PSF ENFERMEIRA ODONTÓLOGO  MÉDICO
1 PSF Alba Souza Lima Lorena Bonfim Elen Vânia Barbosa Yanaxis Batista
2 PSF Caixa D’água Cícera Quantal Fernanda Priscila Silva Amanda Mendes
3 PSF Alto da Chapada Shalon Oliveira ———- Luiz Carlos Liama
4 PSF Vale Ouro Argemile Bastos ———- ______
5 PSF Cleofânio Barreto Francisco Assis Lucena Júnior ———- Eliana machado
6 PSF Pedra Grande I Fernanda Marques Victor Fernando Valois Anna Laura

Ribeiro

7 PSF Pedra Grande II Ramona Feitosa ———- Grisel Vidal
8 PSF de Dias Coelho Daniela Oliveira Bárbara Ravena Santos Maria Dolores Toleto
9 PSF de Fedegosos Ana Carolina Martins Sheila Carla Miranda Kirênia Avines
10 PSF de Icó Natalia Paiva Laíse Nery Anneli Silvera
11 PSF de Umburaninha _______ Vitor Silvestre Cristiano Nobre
12 PSF de Ouricuri Jaqueline Barbosa Fábio da Silva Barbosa Drienes Regalado
13 PSF de Lagoa Nova Patrícia Valdi Tainanda dos Santos Ingrid Medeiros
14 PSF de Duas Barras Pedro Carneiro Lia Cunegundes Aliuska Tizon

 

Além das Unidades Satélites: UBS de Cachoeira de Domingos Lopes, UBS de Flores, UBS de Tareco, UBS de São Rafael, UBS de Monica, UBS de Tamboril e UBS de Brejões e Ponta D’ água. E da UOM –Unidade Móvel Odontológica com o Profissional Odontologo Hiroshi Laranjeira e com o NASF – Núcleo de Apoio a Saúde da Família que atualmente conta com a Psicóloga Iêda Chaar, a Assistente Social Jamile Gabriele e Nutricionista Lissa Miranda.

OBSERVAÇÃO:

A Profissional Enfermeira de Umburaninha no momento está de atestado médico;

A Profissional Médica do PSF de Ouricuri estará de férias no mês de novembro de 2017, e, a médica de Fedegosos estará de férias no mês de Dezembro.

A Unidade Satélite de Ponta D’água tem assistência da equipe de Duas Barras uma vez na semana, porém o técnico de enfermagem que trabalhava diariamente foi remanejado devido a necessidade.

Até o momento não houve implantação de saúde bucal nas 03 Unidades da sede do Município (PSF Vale Ouro, PSF Pedra Grande II e PSF Alto da Chapada). E, Lia Cunegundes da apoio a Unidade Cleofânio Barreto 01 dia na semana.

Juliana Viena – Assessoria Técnica

Comments

Comentários

Anterior Boletim CIPE Semi-árido 24 10 17
Próxima Prêmio Aluno Nota 10 foi realizado em Carpina,