Provas práticas para obtenção de carteira de habilitação terão monitoramento em tempo real


O Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) inicia a fase de teste do videomonitoramento das provas práticas de direção, no próximo mês de agosto, em Salvador. O equipamento já é utilizado nas aulas de 50% dos Centros de Formação de Condutores (CFCs) do estado e dá mais transparência ao processo de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Até o final do ano, todas as autoescolas devem estar adaptadas à nova tecnologia, como determina a resolução 493 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). A medida vale para a preparação de motoristas nas categorias B (carros), C (caminhão), D (ônibus) e E (veículos com dois reboques).

De acordo com o diretor de Habilitação do Detran, Mário Galrão, o videomonitoramento oferece também proteção aos resultados dos candidatos. “Em caso de dúvida, denúncia ou conferência, as imagens serão disponibilizadas aos alunos, que poderão contestar a avaliação do examinador”, explica o diretor.

Os veículos que serão utilizados nos testes dispõem de câmeras, com captação de áudio, que registram todas as ações durante o circuito da prova prática. A gravação de imagens ainda evita fraudes no sistema. “A biometria foi um avanço na segurança, mas tivemos casos de alunos que conseguiram burlar. Com a modalidade online, por meio do registro da imagem da pessoa, fica garantida a veracidade das informações captadas”, afirma Galrão.(Detran-BA)

morroacontece.com

Comments

Comentários

Anterior Mandato Coletivo convida para aula inaugural do Universidade Para Todos. Clique na imagem!
Próxima Trágico acidente causa a morte de dois jovens próximo a cidade de Campo Formoso