PROJETO ARTE QUILOMBOLA: QUEIMADA NOVA EM AÇÃO


No período de 02 a 06 de janeiro foi executado o “Projeto Arte Quilombola: Queimada Nova em Ação”, uma ação da Associação dos Produtores Remanescentes de Quilombo de Queimada Nova contemplada pelo Edital Novembro Negro 2017 da SEPROMI.

O Projeto teve as seguintes oficinas, com profissionais de Salvador: empreendedorismo, com Sérgio Sales, especialista em Programação Neurolinguística; pintura em camisetas, com a artista plástica Érica Santos; customização e produção de bolsas, com a artesã Jane Ferrão; dança afro, com Sueli Conceição, Deusa do Ébano de 1999 do Ilê Ayê, idealizadora e gestora do Instituto Gedar, voltado para o estudo e sistematização das danças afro-brasileiras e ações afirmativas para mulheres. Teve também a oficina de confecção de bonecas, com Sirlene Santos, artista plástica da própria comunidade e coordenadora do projeto, que contou também com a participação das comunidades Quilombolas de Velame e Ouricuri II.

O projeto teve também uma profissional que realizou atividades voltadas para as crianças da comunidade, para que elas pudessem estar envoltas em práticas criativas e lúdicas, enquanto as mães participavam das oficinas.

O projeto Arte Quilombola, Queimada Nova em Ação, teve como objetivo principal geração de renda para população negra da comunidade, na medida em que oferece novas habilidades para a população quilombola e o conhecimento para transformar essas novas habilidades em empreendimento. Uma prova disso foi o coroamento do projeto com a instalação de uma barraca na feira de Cafarnaum, na qual foram comercializados os artigos produzidos durante as oficinas, com boa aceitação do público. A Comunidade Quilombola de Queimada Nova pretende tornar essa participação na feira algo permanente, face à resposta positiva obtida.

Comments

Comentários

Anterior Rui lança edital de R$ 5 milhões para promoção do artesanato baiano
Próxima ASSOCIAÇÃO SÃO VICENTE DE PAULO RECEBE NOTIFICAÇÃO JUDICIAL DE NOVO DÉBITO DE GESTÕES PASSADAS. ATÉ QUANDO? OUÇA OS ÁUDIOS.