ESTUDANTES DO COLÉGIO TEOTÔNIO MARQUES DOURADO FILHO E CETEP CHAPADA DIAMANTINA IIPARTICIPAM DE VISITAS TÉCNICAS.


Estudantes e professores(as) do Curso Técnico em Agronegócio realizaram Visitas Técnicas nas proximidades da sede de Morro do Chapéu-BA.
Os participantes das Visitas foram até a Fazenda do Empresário Engenheiro Agrônomo Akimitsu Abe, onde foram visitados diversos ambientes com plantios de algumas hortaliças,  banana, goiaba, ameixa, dentre outras, foi visitado também o ambiente de produção de mudas e a câmara fria. O Empresário destacou a importância da diversificação das culturas na propriedade para que haja o fornecimento constante dos produtos e para haver uma maior rentabilidade no ramo. O proprietário destacou ainda que planeja continuar investindo em fruticultura, principalmente por conta de uma menor demanda de maquinário agrícola e por conta de uma menor necessidade de mão de obra.
Após a Visita da Fazenda Abe, todos foram até a Fazenda de Érico Sampaio, onde o mesmo explanou sobre as oportunidades que Morro do Chapéu possui por estar na Chapada Diamantina (a cerca de 1.000 m de altitude), consequentemente possuir um clima diferenciado para o cultivo de determinadas culturas.
Érico relatou a história do início dos plantios de morango em Morro do Chapéu.
Após as explanações, todos foram para uma área de plantio de morango, onde Érico falou sobre a importância de uma produção orgânica (com a devida “agregação de valor” ao produto), visto que existe uma clientela mais exigente com relação à qualidade nutricional e aceita pagar um preço superior por um produto com a qualidade diferenciada por conta de uma produção bem mais consciente.
O produtor já produziu e comercializou morango com Selo Orgânico e está novamente em busca da Certificação,  sendo que no momento o mesmo encontra-se em fase de transição e pretende obter novamente o Selo Orgânico.
A Visita à Fazenda de Érico chegou ao fim com o oferecimento de um excelente suco de morango a todos.
Os professores(as) organizadores (as) das Visitas agradecem e parabenizam a todos os envolvidos (estudantes,  professores (as) e empresários).
Parabéns à Direção do Colégio Teotônio Marques Dourado Filho e do CETEP Chapada Diamantina II.
Texto e Fotos: Franco Novais Dourado

Comments

Comentários

Anterior CDL REALIZA 3º SORTEIO. CONTEMPLADO É DA CACHOEIRO DOMINGOS LOPES.
Próxima INDÚSTRIA DE DEFUMADOS É REALIDADE E JÁ ESTÁ GERANDO EMPREGOS.